Projeto: Localizador de Drones/Aviões Perdidos – MkI

 

Este projeto foi um desafio lançado há alguns meses, que consistia em criar um dispositivo que permitisse encontrar os modelos caso eles se perdessem, seja porque o piloto tivesse perdido o controlo do mesmo ou porque algum problema técnico o fez cair.

Tendo em conta o investimento que alguns destes modelos representam, parecia fazer todo o sentido haver algum tipo de dispositivo a bordo que permitisse encontrar o modelo depois de ele ter caído longe do seu operador, mesmo que não fosse possível estabelecer qualquer contacto rádio ou de outro tipo qualquer para obter a sua posição.

A base do projeto é o Moteino, um dispositivo que junta numa pequena placa um microcontrolador e um recetor/emissor de dados por rádio.

moteino
O Moteino,criado por Felix Russo, nos EUA, www.lowpowerlab.com

A ideia é, conceptualmente, muito simples. São necessários dois dispositivos. Um é a base e o outro é o móvel. A base fica na proximidade do ponto de lançamento do modelo e o móvel é embarcado no modelo.

Antes de lançar o modelo, é inicializada a posição, que será usada como posição de referência. O dispositivo móvel tem um recetor GPS e os dados de posição são passados para o Moteino ao qual está agarrado, que por sua vez transmite os dados por rádio para a base, que os mostra no display LCD.

As coordenadas atuais do móvel são atualizadas a casa segundo, pelo que se o modelo se perder, as últimas coordenadas conhecidas estão disponíveis e podem ser introduzidas numa aplicação tipo Google Earth, no telemóvel, que dará indicações de como chegar ao modelo.

Foi decidido criar um protótipo que permitisse desenvolver um “proof of concept” que testasse os dispositivos usados e se a ideia tinha uma aplicabilidade prática.

O resultado foi um sucesso estrondoso e motivou-nos para avançar com uma versão mais evoluída o MKII, o nosso próximo projeto.

IMG_1355IMG_1354

O dispositivo móvel é muito simples. Inclui um módulo GPS da Adafruit, adquirido na PTRobotics. Não é o módulo mais barato de GPS que se consegue obter, mas como a PTRobotics o tinha disponível para entrega imediata, foi a nossa opção. As ligações ao Moteino são feitas usando a porta série de ambos:
TX -> RX
RX -> TX
Foi adicionada um pequena bateria Lipo de 3.7V que fez um conjunto muito compacto e leve, do tamanho ideal para introduzir na fuselagem de qualquer modelo.

Já para o módulo base foi preciso um pouco mais de engenharia.  A ideia era ter um dispositivo pequeno, que coubesse numa caixa e que fosse prático de usar.
O resultado foi este:

IMG_1396

IMG_1401

IMG_1353

O LCD é um Nokia 5510 mandado vir da China.

O dispositivo só tem dois botões: um muda os menus e o outro atualiza o fixo para reiniciar a posição do modelo, ao qual se faz referência.

O dispositivo foi testado a bordo de um avião de transporte de passageiros, onde conseguiu registar uma velocidade terreno (GS) de 1007 Kts (1 Kts =1,852 Km/h).

IMG_1404

 

Aqui pode-se se ver o detalhe do menu de INFO:

IMG_1373

 

E aqui pode-se ver o registo da posição e elevação no Google Maps.

IMG_1400